O que é?

As Residências Arte n’Aldeia são um conjunto de residências artísticas que ocorrem em simultâneo, durante duas semanas, numa aldeia ou vila, culminando com um festival. Nestas residências, diferentes colectivos ou artistas a título individual, desenvolvem um trabalho que tem como condição a participação de pessoas e/ou a valorização dos saberes/artes da localidade onde estas têm lugar.

A primeira Residência Arte n’Aldeia teve lugar em São Pedro de Rio Seco, entre os dias 15 e 30 de Julho de 2013, precedendo o Festival Tempo D’Aldeia que celebrou nesse ano a sua segunda edição. Este encontro visou promover o envolvimento da população local no festival, procurando ainda criar condições atractivas para circuitos culturais internacionais que actuem no desenvolvimento da arte independente.
A organização da 1ª edição do programa foi feita pela Associação Rio Vivo e o CICS – Centro de Investigação Cultura e Sustentabilidade – em parceria com a Junta de Freguesia de São Pedro do Rio Seco e a Câmara Municipal de Almeida.

Objectivos gerais

  • Disponibilizar uma oportunidade de criação a jovens artistas que necessitem de espaço para expor e que encontrem aqui um lugar com as condições necessárias para apresentar o seu trabalho.
  • Desenvolver o espírito comunitário da aldeia/vila através de um objectivo comum: um acontecimento que dinamiza e dá a conhecer a região.
  • Atrair novos habitantes através da divulgação da região e disponibilização de apoio local à sua fixação.
  • Fomentar a economia local e a oferta cultural.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s