Primeira Edição

A primeira edição das Residências artísticas Arte n’Aldeia, teve lugar na aldeia de S. Pedro do Rio Seco.

Esta pequena aldeia beirã do Concelho de Almeida, com cerca de 180 habitantes, sofre, aparentemente, de um diagnóstico similar ao de muitas aldeias portuguesas: despovoamento, abandono dos campos agrícolas, envelhecimento populacional. No entanto, tem uma série de qualidades que é urgente enaltecer e perpetuar como seja o espírito comunitário, a qualidade de vida e as potencialidades de uma série de terrenos e estruturas abandonadas.

Opta-se por S. Pedro do Rio Seco para a organização desta primeira edição do programa Arte n’Aldeia, não só devido ao desejo de descentralizar a oferta cultural para outras regiões que não os grandes centros urbanos, como pela abertura gradual das pessoas ao desenvolvimento de projectos.  E porque é uma região lindíssima, com um património natural, arquitectónico e sociológico de grande interesse, onde as tradições seculares se sentem diariamente e por isso o desejo de as conservar seja grande.

S. Pedro torna-se assim o palco desta primeira edição e permite demonstrar as potencialidades das regiões despovoadas ao desenvolvimento de projectos artísticos. Mostra que é possível acolher não só projectos como artistas que procurem no campo a paz e o resguardo por vezes necessário para diferentes processos artístico; por outro lado, o facto de se situar na fronteira entre Portugal e Espanha poderá permitir o desenvolvimento de um projecto mais amplo, transfronteiriço, no qual Almeida possa ter um importante papel.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s