Martinho Costa

Ideia inicial de pesquisa

Fazer uma série de intervenções ao ar livre. Seriam pequenas pinturas a óleo sobre gesso que seriam aplicadas em locais seleccionados. A ideia seria dialogar com a especificidade do local que acolheria essa pintura. O objectivo seria o de construir um percurso por estas pinturas numa espécie de exposição no espaço exterior, dando continuidade ao meu projecto das pinturas ao ar livre.

Passeios

Metodologia Prevista

– Executar uma série de intervenções no espaço publico: Pinturas instaladas em locais mais ou menos secretos pela Aldeia de São Pedro do Rio Seco e arredores.
– Construir um percurso e apresentação pública dessa espécie de rota durante o festival.

Galeria7

O processo – Desafios e surpresas

A partir da vivência dos locais da aldeia de São Pedro e arredores fiz uma selecção de locais e imagens a serem pintadas e instaladas posteriormente, num processo simultâneo, e sem uma lógica ou ideia pré-estabelecida. Já que que a ideia não era fazer um corpo de trabalho mais ou menos coerente sobre um assunto determinado. Mas antes ir fazendo. Deixar que os próprios locais sugerissem imagens e ideias que tivessem alguma potencialidade artística. Assim a metodologia consistiu numa prática diária de pintura em atelier na escola de São Pedro e pela busca incessante por locais na aldeia.

Assim eu tinha o meu processo estruturado da seguinte maneira: executar uma pintura no atelier que ficaria a secar para ser instalada no local nos dias seguintes, instalar uma pintura feita no local escolhido previamente (sendo que muitas vezes alterava o local à ultima hora, muitas vezes durante o percurso que fazia para o local previsto) feita a intervenção “do dia” partia à descoberta de um novo local para uma nova pintura. O fim do dia era para a publicação on-line do registo fotográfico e da procura de imagens futuras. Concluindo: o meu processo estava estruturado, mas tinha uma grande margem de manobra, já que é óptimo deixar margem de improvisação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Processos artísticos e Visita Guiada pelas pinturas de Martinho em S. Pedro do Rio Seco, durante o Festival Tempo d’Aldeia.

Resultados finais

Série de 10 intervenções artísticas realizadas em São Pedro do Rio Seco.

Pinturas instaladas em locais encontrados ao longo das 3 semanas de permanência na residência artística na aldeia. Foram pintadas pequenas imagens que dialogam com a especificidade dos locais que as acolhem. O objectivo foi o de gerar uma terceira imagem que pretende activar a imaginação poética de cada espectador.

1. OK, óleo s/gesso s/muro 21x16cm – Pintura que representa as últimas duas letras da palavra Facebook. A pintura foi instalada debaixo de uma varanda com um aspecto instável.

2. A Busca, óleo s/gesso s/muro 26x38cm – Pintura que representa alguém à procura de algo. Foi instalada de forma a que o observador  repita o mesmo gesto que a figura representada.

3. Orelha, OreLha, óleo s/gesso s/pavimento 27x41cm  Gogh. A imagem que serve de base foi retirada do filme “Blue Velvet” de David Lynch.

4. Remoção, óleo s/gesso s/muro 25x38cm – Pintura instalada no beiral de um telhado junto de uma série de ninhos de andorinha. A imagem representa a remoção de graffitis numa grande cidade.

5. Hölderlin, óleo s/gesso s/muro 22x35cm – Pintura que homenageia o poeta alemão Friedrich Hölderlin, cujo poema “Pranto de Ménon por Diotima” começa com a seguintre frase: “Todos os dias saio em busca de algo diferente (…)”

6. Ecrã, óleo s/gesso s/muro 20x25cm – Pintura que representa uma imagem feita sobre um ecrã de computador onde foi escrita a frase: “Uma Pintura não é um Texto”. Frase encontrada no livro de Regis Debray: “Vida e Morte da Imagem”.

7. A Travessia, óleo s/gesso s/muro 21×43 cm (2parteS) – Pintura em duas partes feita num recanto de Rio Seco. Representa trapezista atravessando as cataratas do Niágara, em equilíbrio sobre uma corda.

8. Regresso do Mercado, óleo s/gesso s/muro 25x32cm – Pintura instalada numa das zonas de hortas de São Pedro de Rio Seco, representa alguém acabando de sair de um dos super-mercados americanos Wallmart.

9. A Escuta, óleo s/gesso s/muro 19x28cm – Pintura feita sob um banco de jardim. Representa alguém instalando uma escuta numa cadeira.

10. A Arte da Fuga, óleo s/gesso s/muro 24x22cm – Pintura instalada na paragem dos autocarros. Trata-se da capa do disco “Die Kunst der Fugue”, que assinala a imortal composição de Johan Sebastian Bach.

Biografia

Martinho Costa, 1977. Vive e trabalha em Lisboa.

Licenciado em Artes-Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, em 2002. Em 2003 completa o Mestrado em Teoria y Prática de las Artes Plásticas Contemporâneas na Universidad Complutense de Madrid. Em Setembro de 2012 foi artista residente no CeRCCa, Centre de Recerca i Creacio Casamarles, Barcelona com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O seu trabalho maioritariamente em pintura, vídeo-animação e recentemente em intervenções no espaço público, tenta reflectir sobre o modo como as imagens que nos rodeiam são incorporadas nestes supores artísticos. Este processo de transformação sobre objectos do presente, ocorre sobre uma investigação da história da pintura. Tentando uma actualização dos principais géneros e temas da pintura.

Participa em diversas exposições colectivas desde 2000, de onde se destacam: Respublica, 1910 e 2010 Face a Face, na fundação Calouste Gulbenkian; Entre as Margens – Representações da Engenharia na Arte Portuguesa, no museu Soares dos Reis, Porto;O Fim do Mundo, Abbaye de Neumunster, Luxemburgo; prémio de pintura Fidelidade, Culturgest, 2006; Narrações Fragmentadas, Galeria Liebre em Madrid; e ainda O Espelho deUlisses (2005), Centro de Arte São João da Madeira.

Das exposições individuais que realiza desde 2003, destacam-se: 48 Retratos na ArteContempo, Lisboa; O Diário de Robert Stern(2011), Galeria 111, Lisboa; Ruína, (2008) Galeria 111, Lisboa; Máquina de Campanha, (2005) Sopro Projecto de Arte Contemporânea.

É ainda o autor do projecto Pinturas ao Ar Livre documentado no blog http://pinturasarlivre.blogspot.pt

Contactos

Martinho Costa – martinhocosta77 @ gmail.com

 Tel: 966 441 775

http://martinho-costa.blogspot.pt/

http://pinturasarlivre.blogspot.pt/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s